Eduardo Palaio vence o Prémio de Conto Manuel da Fonseca

30 Ago '24

Eduardo Palaio, natural do Seixal, foi o grande vencedor da 15.ª edição do Prémio de Conto Manuel da Fonseca, com a obra intitulada «Contos do Senhor Tomás da Graça (dez contos e três intervalos)».

Esta iniciativa, promovida pelo Município de Santiago do Cacém, premeia uma figura carismática do concelho do Seixal que, entre outras facetas, dinamiza atualmente o Espaço Memória – Tipografia Popular, extensão do Ecomuseu Municipal do Seixal, que dá a conhecer antigas técnicas e saberes de uma oficina tipográfica tradicional, reutilizando máquinas que hoje se encontram praticamente excluídas da indústria tipográfica, mas que adquiriram valor patrimonial.

Este reconhecimento é mais uma distinção bem merecida a uma pessoa que muito tem feito pela divulgação da cultura e das tradições ancestrais do povo. Por esse facto, a autarquia envia os parabéns a este grande seixalense e uma figura ímpar da cultura local e nacional.

Eduardo Palaio, que assinou a obra com o pseudónimo Joachim Guerra, foi, desta forma, premiado entre os 17 manuscritos apresentados a concurso por autores de língua portuguesa. Segundo o júri, esta decisão fundamentou-se «na qualidade literária e abordagem temática que concilia o imagético e o onírico, desafiando o leitor para um jogo literário e interpretativo na descoberta de quem é Joachim Guerra».

Eduardo Palaio iniciou a sua atividade artística pelo desenho de humor e, em 1966, expôs, pela primeira vez, trabalhos de desenho e pintura. Participou nos Salões Nacionais de Caricatura e Desenho de Humor e, como convidado, em três exposições internacionais em Cuba (1986/1993/1998) e no México (1994 e 1998). Decorador de espaços públicos, é autor de nove murais no concelho do Seixal. Apresentou nove exposições individuais de pintura, de 1982 a 2000, e participou em inúmeras exposições coletivas.

Estreou-se na literatura em 1980. Em 2010, foi galardoado com o Prémio Nacional do Conto Manuel da Fonseca e, em 2011, recebeu o Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco da Associação Portuguesa de Escritores. Trabalha ainda como muralista, cartoonista e pintor.