Espetáculo de Receção à Comunidade Educativa

30 Set '24

No passado dia 27 de setembro, a autarquia organizou o espetáculo de Receção à Comunidade Educativa, no Pavilhão do Clube do Pessoal da Siderurgia Nacional, em Aldeia de Paio Pires.

Com uma forte adesão por parte da comunidade escolar, a iniciativa tem como objetivo celebrar o início do ano letivo 2024-2025, promovendo o convívio entre professores, educadores, auxiliares de educação, representantes dos pais e autarcas do município.

O presidente da Câmara Municipal do Seixal, Paulo Silva, afirmou na sua intervenção que a Receção à Comunidade Educativa visa fundamentalmente «aumentar o convívio e companheirismo entre todo o pessoal das escolas e, no fundo, desejar a todos eles, principalmente aos que chegam de novo ao Seixal, como é o caso dos professores, um excelente ano letivo».

Sobre o investimento da autarquia no parque escolar municipal, que atualmente é frequentado por mais de 20 mil alunos nas 131 escolas que o compõem, o edil referiu que o município «apoia a educação pública com investimentos significativos, incluindo a construção e requalificação de escolas. Segundo Paulo Silva, um parque escolar com esta dimensão requer um contínuo investimento na sua conservação e manutenção, além da necessidade de se programarem novos equipamentos «mesmo diante de limitações financeiras e burocráticas impostas pelo Governo».

Para 2024-2025, o executivo municipal prevê um investimento de 30 milhões de euros na educação, assegurando a melhoria contínua da qualidade e da infraestrutura escolar no concelho, como, a título de exemplo, a abertura de sete novas salas de atividade no pré-escolar; a ampliação e requalificação da Escola Básica de Aldeia de Paio Pires que se encontra em fase de conclusão; a requalificação e ampliação de outros edifícios do 1.º ciclo do ensino básico, cujos procedimentos concursais se encontram abertos, nomeadamente os das escolas básicas de Arrentela, da Quinta do Conde de Portalegre e do Bairro Novo, com o objetivo de adequar estes espaços mais antigos às necessidades pedagógicas e de funcionamento atuais, entre muitos outros investimentos.

A animação musical durante a noite esteve a cargo, numa primeira parte, de Lena d'Água com Benjamim, seguindo-se a atuação do DJ Hélder Sousa.

Este ano, o tema do Plano Educativo Municipal associa-se às comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, com o lema «Seixal Liberdade», que destaca o papel fundamental da Revolução dos Cravos na promoção da liberdade, justiça social e valorização da escola pública.