Inauguração do Parque Agrícola da Quinta da Princesa

06 Nov '23

A primeira fase de implementação do Espaço Agrícola da Quinta da Princesa foi inaugurada no dia 1 de novembro, numa cerimónia simbólica na qual foram entregues, aos hortelãos, os protocolos celebrados com a Câmara Municipal do Seixal.

A intervenção decorre em duas fases e procurou reconhecer a importância para a comunidade das hortas existentes, em termos socioeconómicos. Nesta primeira fase o espaço foi limpo e reorganizado, tendo sido igualmente providenciado o abastecimento com águas limpas para regas. Entre os critérios para atribuição dos espaços esteve a integração de hortelãos que já ocupavam a área de intervenção. O projeto, que privilegia uma perspetiva de agricultura comunitária, vai igualmente contar com infraestruturação, incluindo vias e espaços fechados para arrumação de materiais agrícolas.

Atualmente, a Rede de Hortas Urbanas conta com quatro espaços agrícolas em funcionamento, num investimento municipal total de cerca de 274 mil euros ao longo de seis anos. Estes espaços somam cerca de 24 000 m2 de área, distribuídos por quatro freguesias (Arrentela, Amora, Seixal, Corroios), representando 15 142 m2 de área de cultivo, e representam uma parceria internacional (HUMANA), duas parcerias com instituições na área da saúde mental e deficiência (CERCISA e PRISMA – Unidade de Saúde Mental do Hospital Garcia de Orta) e quatro parcerias com estabelecimentos do ensino básico, envolvendo cerca de 122 hortelãos, 300 alunos, 12 professores e 20 utentes de instituições.

O cultivo das hortas pelos munícipes pressupõe a atribuição de talhões, procedimento devidamente enquadrado no Regulamento da Rede de Hortas Urbanas do Município do Seixal, que determina, ainda, os direitos e deveres dos utentes e as regras de utilização dos espaços, com base nos princípios da agricultura biológica e na partilha do conhecimento, onde se promovem estilos de vida saudáveis e as regras de boa vizinhança.