Instalação de sistemas de produção de energias renováveis

06 Set '23

No âmbito do projeto iniciado em 2021, de apoio financeiro ao movimento associativo para instalação de sistemas fotovoltaicos de autoconsumo, a Câmara Municipal do Seixal decidiu alargar o âmbito deste apoio a outras formas de produção de energias limpas e renováveis, valorizando as boas práticas ambientais e contribuindo assim para a descarbonização do concelho.

A instalação de sistemas de produção de energias renováveis apresenta-se particularmente vantajosa para o movimento associativo. Além de reduzir as emissões de gases com efeito de estufa, a autoprodução de energia elétrica e térmica permite reduzir significativamente a fatura de eletricidade, garantindo uma maior sustentabilidade financeira da instituição.

Nesse sentido, foi publicado a 4 de abril de 2023, em Diário da República, o Regulamento n.º 428/2023, que se traduz no apoio ao movimento associativo no município do Seixal para instalação de sistemas de produção de energias renováveis e que prevê a prestação de um apoio financeiro, a fundo perdido, até 50% do investimento total, num montante máximo a atribuir de cinco mil euros.

As entidades elegíveis contam ainda com o apoio técnico, a título gratuito, da Agência Municipal de Energia do Seixal (AMESEIXAL), nas várias fases de implementação do projeto, desde a elaboração do caderno de encargos à preparação do contrato a celebrar com a empresa instaladora.

Para se candidatar aos referidos apoios, as entidades deverão estar registadas, através dos Serviços Online da Câmara Municipal do Seixal, sendo este um pré-requisito obrigatório para o desenvolvimento de todos os processos envolvidos no regulamento. Após o registo, terá que preencher o formulário «Pedido de Visita ao Local de Instalação de Equipamentos de Energias Renováveis», disponível também no separador «Cidadania e Associativismo».

Para qualquer esclarecimento adicional poderá contactar o serviço responsável através do endereço de email gssi@cm-seixal.pt.