Recolha porta a porta chega a novas zonas de moradias

18 Out '24

A Câmara Municipal do Seixal continua a alargar a recolha de resíduos porta a porta nas zonas de moradias do concelho. Desta vez, a expansão será em Fernão Ferro.

Durante este mês de outubro, estará na rua uma campanha de sensibilização, na qual os Anjos, os irmãos Nelson e Sérgio Rosado, são a cara desta iniciativa que pretende incentivar a população a adotar práticas mais sustentáveis no seu dia-a-dia, através da adesão a este projeto, tal como os próprios irmãos já fizeram.

A partir do dia 19 de outubro, próximo sábado, os munícipes que residem na Flor da Mata e na Quinta das Laranjeiras serão contactados presencialmente, pelos monitores ao serviço da autarquia, para lhes ser apresentado o projeto e a forma de funcionamento do mesmo. Prevê-se o início da recolha porta a porta nestas zonas no dia 12 de novembro.

Por sua vez, no dia 11 de novembro, a divulgação do projeto será junto dos munícipes que moram em moradias nas zonas de Vila Alegre e Pinhal do General (oeste), também para implementação da recolha porta a porta de resíduos indiferenciados e biorresíduos. Prevê-se o início da recolha no dia 9 de dezembro.

Cada família irá receber dois contentores de utilização individual, um contentor verde para depositar os resíduos indiferenciados e um contentor castanho para colocar os biorresíduos.
Apela-se aos moradores que coloquem os contentores à porta apenas nos dias e horários previstos.

Horários de recolha:

• Flor da Mata: terças-feiras (contentor castanho) e quintas-feiras (contentor verde) a partir das 7 horas

• Quinta das Laranjeiras: terças-feiras (contentor castanho) e sextas-feiras (contentor verde) a partir das 14 horas

• Vila Alegre e Pinhal de General: segundas-feiras (contentor castanho) e quintas-feiras (contentor verde) a partir das 14 horas

São considerados biorresíduos os restos de alimentos crus ou cozinhados e ainda restos de aparas de jardins de pequena dimensão e relva. Poderão ainda ser colocados no contentor castanho guardanapos e toalhetes de papel.

Em paralelo com estas ações, irá decorrer também uma campanha de sensibilização junto dos estabelecimentos comerciais que produzam biorresíduos, nomeadamente restaurantes, supermercados e cantinas escolares. Pretende-se garantir a adesão de cerca de 500 estabelecimentos à recolha seletiva de biorresíduos.

A Câmara Municipal do Seixal iniciou a recolha seletiva de biorresíduos em 2019, em moradias, nas localidades com recolha de resíduos porta a porta. Atualmente estão servidas com este tipo de recolha cerca de 20 500 famílias, das quais 11 620 (57%) aderiram ao projeto Recolher Porta a Porta para Valorizar e já separam os seus biorresíduos.

Esta recolha permite retirar os resíduos urbanos biodegradáveis do contentor do lixo normal e evitar que sejam depositados em aterro sanitário, com todos os inconvenientes que isso pode trazer. Com esta ação, cada cidadão contribui para evitar o desperdício de um resíduo valorizável que será transformado num produto com valor, o composto, utilizado para melhorar a qualidade do solo.

Desde o início do projeto, foi possível recolher e valorizar 9400 toneladas de restos alimentares.

Para mais informações ou dúvidas sobre a recolha de resíduos, os cidadãos podem contactar a Divisão de Recolha de Resíduos Sólidos Urbanos, através de um dos seguintes contactos: da aplicação Eu Participo, do telefone 210 976 011 (chamada para a rede fixa nacional), ou ainda do email: seixal.limpo@cm-seixal.pt.