Recolha porta a porta de grandes eletrodomésticos

27 Nov '23

O Electrão vai realizar o serviço de recolha porta a porta de eletrodomésticos volumosos em todo o concelho, de forma totalmente gratuita, numa parceria entre esta entidade gestora de resíduos e o Município do Seixal.

Numa primeira fase, que se iniciou em junho deste ano na freguesia de Corroios, foi possível registar até ao mês de outubro cerca de 200 recolhas efetuadas – o que se traduziu em mais de 16 toneladas. Os pedidos para recolha ao domicílio incidiram maioritariamente em frigoríficos e arcas congeladoras; ar condicionado e outros equipamentos de regulação da temperatura; computadores portáteis (laptop e notebook); lâmpadas fluorescentes; grandes eletrodomésticos; micro-ondas; telefones e telemóveis; tablets; impressoras e outros equipamentos informáticos.

O presidente da Câmara Municipal do Seixal, Paulo Silva, reforçou que com «este serviço inovador oferecemos uma solução confortável para o cidadão que precisa de entregar um equipamento elétrico de grandes dimensões e, em simultâneo, preservamos o ambiente, visto que encaminhamos devidamente para a reciclagem estes materiais que podem ter componentes perigosos».

Os munícipes do concelho podem agora agendar as recolhas através do número de telefone: 800 26 23 33 ou da aplicação Eu Participo, em euparticipo.seixal.pt, uma ferramenta onde também pode reportar, de forma simples e em tempo real as várias ocorrências no espaço público do concelho.

Para solicitar este serviço os interessados devem ter pelo menos um eletrodoméstico volumoso, como uma máquina de lavar ou um frigorífico, por exemplo, mas na altura da recolha poderão aproveitar para entregar outros pequenos equipamentos elétricos fora de uso, lâmpadas e ainda pilhas usadas. A equipa de recolha do Electrão – Associação de Gestão de Resíduos assegurará a movimentação do equipamento desde a casa, arrecadação ou garagem até um veículo de transporte e garantirá o seu correto encaminhamento para reciclagem. As recolhas serão realizadas ao domicílio, nos dias úteis, entre as 10 e as 17 horas.