Seixal aposta no ensino especial e no pré-escolar
O executivo municipal aprovou, na reunião de câmara realizada esta quarta-feira, dia 27 de novembro, apoios financeiros para as 15 salas de educação especial e as 90 salas de jardim de infância da rede pública do concelho.
Os apoios vão ser atribuídos às 15 salas de aula que se encontram atualmente em funcionamento no território do concelho e que dão apoio a alunos com necessidades educativas especiais. Estas consistem em salas de ensino estruturado e em unidades especializadas de apoio à multideficiência, sendo consideradas essenciais para o sucesso destes jovens e para a sua integração futura na sociedade.
Segundo o presidente da Câmara Municipal do Seixal, Paulo Silva, «seguimos, desta forma, os princípios da justiça e da solidariedade social, da não discriminação e do combate à exclusão social, da igualdade de oportunidades no acesso e no sucesso educativo, sendo pois de toda a importância a atividade desenvolvida nestas 15 salas dedicadas ao ensino especial».
Ainda no seguimento dos apoios concedidos à educação, foi aprovada uma comparticipação para assegurar o funcionamento e a aquisição de material de desgaste para as 90 salas de jardim de infância da rede pública do concelho.
Foram também aprovados os seguintes apoios financeiros ao movimento associativo:
- Ao Grupo Desportivo e Cultural de Fernão Ferro para a execução dos trabalhos de remodelação do complexo desportivo;
- Ao Seixal Clube 1925 para a demolição de uma estrutura situada junto ao campo n.º 2 do Estádio Municipal do Bravo;
- À Associação Cultural e Artística Via Urbana para a realização de uma ação de sensibilização no âmbito das comemorações do Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres;
- À Abrigo – Associação de Apoio à Criança que dinamiza uma Casa de Acolhimento Residencial para Crianças em Risco;
- À Associação Voz do Amor;
- À CRIAR-T – Associação de Solidariedade para o funcionamento da Estrutura de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica;
- À RATO – Associação para a Divulgação Cultural e Científica, associação juvenil, para apoio ao trabalho de combate à infoexclusão e promoção da literacia digital;
- Ao GAT – Grupo de Ativistas em Tratamentos, que desenvolve a sua atividade em torno do VIH/SIDA, para apoio à iniciativa Fast-Track Cities: Ending the AIDS Epidemic.
Nesta sessão, foi também aprovado um protocolo de colaboração entre o Município do Seixal e o ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, para a cooperação científica, técnica e pedagógica no âmbito do estudo e valorização do património classificado do concelho, com especial incidência na Fábrica de Pólvora de Vale de Milhaços.
Partilhar