Seixal com maior taxa de recolha de óleos alimentares

04 Jun '24

Segundo um estudo realizado pela associação ZERO, o Seixal é um dos três concelhos do país, juntamente com a Maia e Oeiras, que apresentou, em 2022, a maior taxa de recolha de óleos alimentares usados de origem doméstica.

Relativamente ao número de habitantes por oleão, o município do Seixal também se destaca pela positiva, ocupando o terceiro lugar a nível nacional com 1982 habitantes por oleão.

A Câmara do Seixal dispõe, atualmente, de uma rede de 84 oleões, espalhados por toda a área municipal, que será expandida para 128 oleões durante o segundo semestre deste ano.

O Seixal conta ainda com um serviço de recolha deste fluxo de resíduos desde 2009, ano em que lançou o seu projeto inovador Óleo a Reciclar, Biodiesel a Circular, no âmbito do qual convertia os óleos alimentares usados recolhidos em biodiesel, utilizando-os, posteriormente, em alguns dos veículos da frota municipal.

Desde 2021, o concelho do Seixal já recolheu, aproximadamente, 116,50 toneladas de óleos alimentares usados: em 2021, 41 toneladas; em 2022, 36 toneladas; em 2023, 31 toneladas; no 1.º trimestre de 2024, 8,5 toneladas. A estimativa anual para 2024 é de 34 toneladas.