Seixal já recolheu cerca de 6400 toneladas de biorresíduos

30 Nov '23

No âmbito do projeto Recolha Porta a Porta para Valorizar, o Município do Seixal é o terceiro concelho com maior número de biorresíduos recolhidos, no universo dos 174 municípios onde as empresas do Grupo EGF – Empresa Geral de Fomento atuam.

São cerca de 6400 toneladas de biorresíduos recolhidos, desde o início do projeto em 2019, que foram valorizadas para compostagem na Central Orgânica da AMARSUL – Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos S.A.

Este projeto, cofinanciado pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), permite retirar os resíduos urbanos biodegradáveis do contentor do lixo normal e evitar que sejam depositados em aterro sanitário. Após a decomposição dos resíduos, por digestão anaeróbia seguida de compostagem, estes serão transformados em composto que poderá ser utilizado como fertilizante natural, por exemplo, em pomares e vinhas.

Nas moradias abrangidas pelo projeto é solicitado ao cidadão/produtor que deposite os biorresíduos (restos de alimentos crus ou cozinhados, restos de aparas de jardins de pequena dimensão e relva, guardanapos e toalhetes de papel) num contentor específico castanho, que é facultado gratuitamente pelo município.

A implementação do projeto Recolher Porta a Porta para Valorizar desenvolveu-se em várias fases. Em 2019, a recolha de resíduos urbanos biodegradáveis incidiu numa zona piloto com 975 moradias em Belverde, Marisol e Vale de Carros. Dois anos depois, a autarquia passou desta operação piloto experimental para uma recolha de grande dimensão, em 15 001 moradias, e uma população estimada em cerca de 35 mil habitantes, em Vale de Milhaços, Verdizela, Pinhal do Vidal, Marisol, Foros de Amora, Inglesinhas, Pé-Leve, Bela Vista e Vale da Cucena, Pinhal de Frades, Fernão Ferro, Redondos, Quinta da Queimada e Pinhal Conde da Cunha.

Em 2022, procedeu-se ao alargamento da recolha seletiva de biorresíduos a mais 1985 moradias, localizadas em Valadares, Flor da Mata, Quinta José Miranda e Alto do Moinho. Em junho de 2023 foi alargada a recolha a duas novas zonas – Bacelos de Gaio e Vale de Rolas – e, em outubro, à Quinta das Laranjeiras.

«Fruto das campanhas de sensibilização da população e dos produtores e da vontade de preservação ambiental dos munícipes do concelho, o Seixal foi a primeira autarquia a implementar este projeto e tem vindo a fazer um trabalho exemplar na recolha seletiva de biorresíduos que irá trazer retorno, no presente e no futuro, para a melhoria da higiene urbana, do ambiente e a qualidade de vida da população», refere o presidente da Câmara Municipal do Seixal, Paulo Silva.

Em termos de projetos, está prevista a expansão da rede de recolha indiferenciada e seletiva de biorresíduos porta a porta, a conversão e a instalação de novos de contentores semienterrados (utilizados atualmente para a deposição de resíduos indiferenciados) para deposição seletiva de biorresíduos na via pública, o alargamento da rede de compostagem doméstica, a implementação de unidades de compostagem comunitária e a expansão da rede de recolha seletiva de biorresíduos em estabelecimentos do canal Horeca.

Obrigado por separar os biorresíduos. Somos todos parte da mudança!