Utentes sem médico de família dispõem de nova valência

17 Fev '22

O Ministério da Saúde e o ACES Almada-Seixal solicitaram à Câmara Municipal do Seixal a cedência da estrutura existente no Complexo Municipal de Atletismo Carla Sacramento, para funcionamento da Via Verde Saúde – Concelho do Seixal, uma nova valência destinada à prestação de consultas médicas e de enfermagem a utentes sem equipa médica atribuída.

As instalações em causa, disponibilizadas pela autarquia no início de 2021, funcionaram ao longo do primeiro semestre de 2021 como ADR – Área Dedicada para Doentes Respiratórios e como Centro de Rastreios Oncológicos até ao final do ano. À semelhança das anteriores respostas, cabe ao ACES Almada-Seixal assegurar o funcionamento da nova valência, disponibilizando para o efeito os profissionais de saúde necessários.

Há muito que a autarquia reivindica a necessidade da existência de igualdade no acesso aos cuidados de saúde por parte dos munícipes, designadamente no que respeita ao direito de possuírem equipa de família atribuída. Apesar disso, são ainda cerca de 30 000 os utentes que não possuem médico de família no concelho.

Atendendo a esta realidade, a Câmara Municipal do Seixal cedeu o espaço para funcionamento da nova valência, esperando tratar-se de uma solução provisória, rapidamente sucedida pela construção de mais unidades de saúde, nomeadamente nos Foros de Amora, Amora e Aldeia de Paio Pires.

Na Via Verde Saúde – Concelho do Seixal é possível realizar

• Consulta de medicina geral e familiar;
  • Consulta de doença aguda;
  • Consulta de saúde infantil e saúde materna;
  •  Consulta de planeamento familiar, rastreios oncológicos, tratamentos de enfermagem e vacinação;
  • Encaminhamento para consulta domiciliária.

Mais informações

As consultas são marcadas por telefone, através do número 960 481 185 e o horário de funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8 às 20 horas.