Está a chegar mais uma Festa do Bem-Estar Animal

27 Set '24

O Parque Municipal do Serrado, em Amora, acolhe, nos dias 12 e 13 de outubro, mais uma edição da Festa do Bem-Estar Animal, com muitas atividades e animação para toda a família.

Realizada no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Animal, celebrado a 4 de outubro, a iniciativa procura sensibilizar para as responsabilidades sociais e legais associadas ao bem-estar dos animais, para a importância destes nas nossas vidas e para temas como o da adoção responsável.

A aguardar os visitantes estarão espaços para adoção animal, demonstrações de agility (treino canino), áreas dedicadas a associações e entidades do concelho relacionadas com o bem-estar animal, pinturas faciais e caricaturas, fotografia, insufláveis e muito mais.

As forças de segurança também estarão presentes no evento, tornando possível às crianças passear nos cavalos da GNR e interagir com equipas cinotécnicas, formadas por polícias/militares e os seus cães. A Quinta dos Bichos, outra das entidades presentes, terá vários animais no seu espaço, tais como burros, póneis, ovelhas e cabras.

A Câmara Municipal do Seixal tem vindo a desenvolver diversas iniciativas de defesa e apoio à causa animal, nomeadamente através da política de não abate de animais por sobrelotação, uma medida em vigor no município há mais de 16 anos, muito antes da aprovação da lei de não abate de animais em 2016.

A autarquia promove ainda a instalação de abrigos para gatos, campanhas contra o abandono de animais de companhia e em prol da adoção responsável e o programa Capturar – Esterilizar – Devolver (CED), que permite o controlo de colónias de gatos e a redução das populações felinas silvestres.

Atividades da 6.ª Festa do Bem-Estar Animal

• Promoção da adoção responsável no espaço do Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia do Seixal (CROACS), onde estarão presentes alguns dos animais disponíveis para adoção
  • Demonstrações de agility
  • Áreas dedicadas às associações e entidades do concelho com atividades relacionadas com animais de companhia:
    • Dogs Grooming & Rock n’Roll
    • Associação Pata D’Açúcar